ufsj_logo_topo   ufsj_logo_topo   cefet_logo_topo

Processo Seletivo para Admissão de Alunos Especiais para o 1º Semestre de 2017

 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEL) abre inscrição para seleção e admissão de alunos especiais para o 1º semestre de 2017, nos dias 21 e 22 de novembro de 2016.

 

Cronograma do Processo Seletivo 

Pedidos de isenção do pagamento da taxa de expediente

17/11/2016  e 18/11/2016

Resultado dos pedidos de isenção

21/11/2016

Inscrições Presenciais

21/11/2016  e 22/11/2016

 Resultado Parcial

02/12/2016

Prazo para recursos

Até 14/12/2016

Resultado Final

16/12/2016

Matrícula

09/02/2017  e 10/02/2017

 

Mais informações nas Secretarias do PPGEL:


Confira o Edital e a divulgação dos resultados no Menu "Disciplina Isolada" . 

 

 

Defesa de Dissertação de Wesley Henrique Maciel

CONVITE À COMUNIDADE

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica UFSJ/CEFET-MG tem o prazer de convidar toda a comunidade para a sessão pública de apresentação e defesa da dissertação "MODELAGEM DE PEQUENOS SINAIS DE CONVERSORES CC-CC NÃO ISOLADOS BASEADOS NA CÉLULA DE COMUTAÇÃO DE TRÊS ESTADOS OPERANDO EM MODO DE CONDUÇÃO CONTÍNUA". 

 

MESTRANDO: Wesley Henrique Maciel

 

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Fernando Lessa Tofoli - UFSJ (Orientador)

Profª. Drª. Paula dos Santos Vicente - UFSJ (Coorientadora) 

Prof. Dr. Erivelton Geraldo Nepomuceno - UFSJ

Prof. Dr. Alexandre Rodrigues Vaz - CEFET-MG

 

LOCAL: Sala 3.16 do Prédio do DEPEL, Campus Santo Antônio - UFSJ

DATA: 03 de novembro de 2016 - quinta-feira 

HORÁRIO: 14h

 

Resumo do trabalho:  

Neste trabalho, apresenta-se a modelagem de pequenos sinais dos conversores CC-CC buck, boost e buck-boost baseados na célula de comutação de três estados (do inglês, three-state switching cell3SSC) utilizando o interruptor PWM (do inglês, pulse width modulation), que é uma abordagem mais simples se comparada com outras técnicas semelhantes como, por exemplo, modelagem por espaço de estados médio. A 3SSC possui algumas características interessantes que a tornam uma escolha promissora para a concepção de novos conversores, dentre as quais se podem citar: as ondulações das correntes de entrada e saída são menores que nos conversores clássicos; a indutância crítica é menor; a corrente que circula através dos interruptores é reduzida; a frequência nos elementos reativos é o dobro da frequência de operação dos interruptores, levando à redução das dimensões de componentes magnéticos. Os conversores 3SSC representam uma modificação topológica dos conversores CC-CC clássicos não isolados, sendo necessária a obtenção de modelos de pequenos sinais capazes de reproduzir o comportamento dinâmico para o desenvolvimento do seu sistema de controle. Para essa finalidade, utiliza-se o modelo do interruptor PWM para a operação em modo de condução contínua, sendo essa uma ferramenta importante que permite desenvolver a modelagem do conversor por simples inspeção do circuito. Os modelos matemáticos obtidos são validados por meio de simulação, utilizando o recurso de varredura em frequência (AC Sweep) disponíveis em aplicativos de simulação computacional. Por meio das expressões que definem as funções de transferência obtidas pela modelagem, implementa-se o controle do conversor buck 3SSC em modo tensão (voltage mode control). Com exceção deste conversor, os demais conversores CC-CC 3SSC comportam-se como sistemas de fase não mínima, em que há um zero alocado no semiplano direito da função de transferência da tensão de saída em relação à razão cíclica, o que pode provocar resposta oscilatória quando o sistema for perturbado.  

Palavras-chave: conversores CC-CC, célula de comutação de três estados, modelagem de pequenos sinais, interruptor PWM.