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Defesa de Dissertação de Júlia Maria de Carvalho Vale

CONVITE À COMUNIDADE

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica UFSJ/CEFET-MG tem o prazer de convidar toda a comunidade para a sessão pública de apresentação e defesa da dissertação "CONTROLE PREDITIVO APLICADO NA OTIMIZAÇÃO DE UM PROCESSO DE CONCENTRAÇÃO TÍPICO DE FLOTAÇÃO EM COLUNA PARA APROVEITAMENTO DE MINÉRIOS". 

 

MESTRANDA: Júlia Maria de Carvalho Vale

 

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Márcio Falcão Santos Barroso - UFSJ (Orientador)

Prof. Dr. Giovani Guimarães Rodrigues - CEFET-MG (Coorientador)

Prof. Dr. Eduardo Nunes Gonçalves - CEFET-MG

Profª. Drª. Valceres Vieira Rocha e Silva - UFSJ

Prof. Dr. Eduardo Mazoni Andrade Marçal Mendes - UFMG

 

LOCAL: Sala de webconferência do NEAD, 3.08B, Campus Santo Antônio, UFSJ e Auditório do prédio principal, Campus II, CEFET-MG.

DATA: 03 de março de 2017 - sexta-feira 

HORÁRIO: 10h

 

Resumo do trabalho:  

O beneficiamento de minério é determinante na recuperação máxima do mineral-minério e, portanto, no retorno do investimento que pode ser alcançado em uma planta desta natureza. A flotação é uma etapa desse processo, sendo a coluna de flotação um dos equipamentos de concentração mais utilizados na indústria mineral. A obtenção de melhores concentrados, maior rendimento metalúrgico e o menor investimento de capital justificam tal importância.

Uma vez que o processo de flotação em coluna é multivariável, este trabalho investiga a implementação de um controlador preditivo multivariável para a operação de uma coluna piloto de flotação. Este controlador foi testado utilizando-se um modelo baseado em uma coluna piloto montada no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN).

Tomando como sinais de entrada as vazões de água de lavagem, alimentação de ar e material de não flotado, o controlador determina a altura da camada de espuma e holdup do ar na zona de coleta. Este controle mantém a estabilidade. O funcionamento do controlador baseia na otimização de uma função custo.

Os ensaios efetuados basearam-se na mudança de setpoint das variáveis controladas. Pretendeu-se analisar o comportamento do sistema para diversas condições operacionais, considerando as restrições do processo, a velocidade de resposta e rejeição de perturbações nos sinais de entrada. 

Palavras-chave: Mineração, Coluna de Flotação, Controle Preditivo, Multivariável, Otimização

 

  

Defesa de Dissertação de Daiane Aparecida Alves

CONVITE À COMUNIDADE

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica UFSJ/CEFET-MG tem o prazer de convidar toda a comunidade para a sessão pública de apresentação e defesa da dissertação "TÉCNICAS DE DETECÇÃO DE FALHAS EM BARRAS DO ROTOR NOS MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS". 

 

MESTRANDA: Daiane Aparecida Alves

 

BANCA EXAMINADORA:

Profª. Drª. Lane Maria Rabelo Baccarini - UFSJ (Orientadora)

Prof. Dr. Paulo Cézar Monteiro Lamim Filho - UFSJ (Coorientador)

Prof. Dr. Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva - UFSJ

Prof. Dr. Fabiano Bianchini Batista - UFSJ

Prof. Dr. Robson Pederiva - UNICAMP

 

LOCAL: Sala 3.16 do Prédio do DEPEL, Campus Santo Antônio - UFSJ

DATA: 20 de fevereiro de 2017 - segunda-feira 

HORÁRIO: 09h

 

Resumo do trabalho:  

Os motores de indução trifásicos, do tipo rotor gaiola de esquilo, são máquinas amplamente  usadas  no  ambiente  industrial,  devido  às  suas  características,  tais  como:  robustez;  confiabilidade; facilidade de manutenção; baixo custo de aquisição; e flexibilidade, quanto à sua aplicação. Entretanto, apesar desses fatores, esses equipamentos estão sujeitos à ocorrência de falhas ou avarias  provocadas por diversas condições impostas à máquina, como tempo, modo de  operação  e  ambiente  hostil  de  instalação,  entre  outras.  Diante  desse  contexto,  inúmeros métodos de diagnóstico e detecção de falhas em motores elétricos têm sido desenvolvidos com o  intuito  de  prever  e  diagnosticar  a  ocorrência  de  defeitos.  Assim,  auxiliam  o  setor  de manutenção  preditiva,  eliminando  ou  minimizando  paradas  não-programadas  e, consequentemente, provocam a redução de custos. Desta forma, o presente  trabalho propõe novas metodologias de diagnóstico e detecção de falhas em barras do rotor gaiola, baseadas em duas  importantes  ferramentas  de  processamento  de  sinais:  a  Demodulação  Empírica  e  a tradicional  Transformada  Discreta  de  Wavelet.  Os  métodos  desenvolvidos  analisam  o comportamento da corrente estatórica da máquina, diante da condição saudável e com defeito, a fim de realizar o diagnóstico de quebras em barras do rotor. Portanto, sinais de corrente do motor são coletados e então delimitados,  a partir  da aplicação de um filtro passa-banda. Na sequência, obtém-se os envelopes desses sinais por meio do uso da Demodulação Empírica. Em  seguida,  a  Transformada  Discreta  de  Wavelet  é  utilizada  para  decompor  e  isolar  as frequências características de barra quebrada. Assim, usam-se os sinais de saída da Wavelet para  construir  os  parâmetros  de  visualização  da  falha,  que  difere  em  cada  metodologia.  As técnicas apresentadas nesta pesquisa foram validadas por meio de ensaios computacionais e testes experimentais, comprovando sua eficiência. Tais métodos exibem um bom desempenho para a realização do diagnóstico, de forma independente do nível de carga, sendo métodos não invasivos, de fácil implementação prática, uma vez que requerem a leitura de sensores presentes na planta industrial. 

Palavras-chave:  motor  de  indução  trifásico,  diagnóstico  de  falhas,  barras  quebradas, demodulação empírica, transformada de Wavelet.