ufsj_logo_topo   ufsj_logo_topo   cefet_logo_topo

Defesa de Dissertação de George André Marques Lacerda

CONVITE À COMUNIDADE

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica UFSJ/CEFET-MG tem o prazer de convidar toda a comunidade para a sessão pública de apresentação e defesa da dissertação "ESTIMAÇÃO DE TORQUE DE MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO UTILIZANDO INSTRUMENTOS COMUNS EM INDÚSTRIAS". 

 

MESTRANDO: George André Marques Lacerda

 

BANCA EXAMINADORA:

Profª. Drª. Lane Maria Rabelo Baccarini - UFSJ (Orientadora)

Prof. Dr. Gleison Fransoares Vasconcelos Amaral - UFSJ 

Prof. Dr. Marcelo Martins Stopa - CEFET-MG

Prof. Dr. Giovanni Francisco Rabelo - UFLA

 

LOCAL: Sala 3.16 do Prédio do DEPEL, Campus Santo Antônio - UFSJ

DATA: 22 de setembro de 2016 - quinta-feira 

HORÁRIO: 10h

 

Resumo do trabalho:  

Este projeto apresenta um método para estimação de torque no eixo de motores de indução trifásicos de fácil aplicação industrial, necessitando como parâmetros: a resistência de estator, a corrente e a tensão de alimentação, a velocidade do motor e a potência consumida a vazio. Alternativas são apresentadas para a aquisição da potência a vazio. Para aplicação do método proposto é necessária a aquisição dos sinais de corrente e tensão de alimentação, porém, visando aumentar a aplicabilidade em plantas industriais, uma variante utilizando valores rms é analisada. Validação computacional é implementada, comparando o erro de estimação com o de outro método existente na literatura, apresentando erro nulo em regime permanente. Ensaios experimentais utilizando um motor de 3 CV geraram resultados com erros de estimação menores que 1% na região de carga nominal e erros menores que 4% para toda a faixa de operação de 0 até 110% da nominal. Foi utilizado como referência um sensor de torque acoplado ao eixo do motor. Estes resultados foram alcançados tanto pelo método com a aquisição dos sinais como com os valores rms dos mesmos sinais. O método então foi analisado com motores alimentados por conversores de frequência que utilizam técnicas PWM. Foram simuladas várias frequências de alimentação e motores com potência nominal variando de 3 a 2200 HP. O método proposto atingiu, na simulação, erros de no máximo 2,75% para todos os motores na região de baixa carga e erros menores que 0,5% para cargas maiores que 70% da nominal.

 

Palavras-chave: estimação de torque; motor de indução trifásico; estimação de rendimento; PWM; Método não invasivo. 

 

  

 

Exame de Proficiência

 EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA 

 

O EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA, PRÉ-REQUISITO PARA A DEFESA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, SERÁ REALIZADO:

 

DIA: 23 de setembro de 2016

HORÁRIO: 19 horas

LOCAL: Sala 3.14 EL (ao lado da Secretaria do PPGEL)

 

INSCRIÇÕES DE 19 A 22 DE SETEMBRO DE 2016, ATRAVÉS DE SOLICITAÇÃO POR EMAIL: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

É PERMITIDO O USO DE DICIONÁRIO INGLÊS - PORTUGUÊS E ESTE NÃO PODERÁ SER COMPARTILHADO DURANTE O EXAME.